sexta-feira, 15 de maio de 2009

Encontrei esse texto há algum tempo, acredito ser um assunto pouco abordado, infelizmente, no cotidiano escolar. Algo que deve permear nosso trabalho, ou melhor, o trabalho de diversos profissionais, independentemente da área que atue.
Espero que apreciem.
Bjs - Prô
A ÉTICA como doutrina da conduta humana

A conduta do ser é a resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro e que, manifestando-se variável, também pode ser observada e avaliada.
Respostas ao estímulos nem sempre são as mesmas, variando-se sob diversas circunstâncias e condições.
Difere do comportamento que também é a resposta a um estimulo cerebral, mas é constante e nisto difere da conduta que está sujeita à variabilidade dos efeitos.

O que a ética estuda é a ação que comandada pelo cérebro é observável e variável, representando a conduta humana.

Thomas Hobbes (Filósofo inglês)
Compreendeu que o básico na conduta é a “conservação de si mesmo” como bem maior.

“o medo da opressão predispõe os homens para antecipar-se, procurando ajuda na associação, pois não há outra maneira de assegurar a vida e a liberdade” - Hobbes

Associação como meio de conservação da existência tutelados por um Poder que torne possível.

“os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito”. - Hobbes

Aponta três causas fundamentais da discórdia entre os participantes de um grupo: competição, desconfiança e a glória.
Atribui aos interesses pelo lucro, pela segurança e pela reputação os elementos que produzem móveis de uma ação antiética.
Defende a liberdade, justiça e o cumprimento das promessas ou acordos feitos entre os seres.
Propõe como deveres naturais a complacência, perdão aos arrependidos, a punição como preservação do bem futuro, fazendo a apologia da paz.

“O caminho mais suave e pacifico da vida humana segue pelas avenidas da ciência e da instrução; e todo aquele que for capaz de remover algum obstáculo nesse caminho ou de abrir uma perspectiva nova deve ser considerado benfeitor da humanidade” – Hume

“Poder, riqueza, honra, mesmo a saúde, e todo o bem estar e contentamento com a sorte, sob o nome da felicidade dão ânimo que ... desanda em soberba, se não existir a boa vontade que corrija sua influência sobre a alma ... e lhe dê utilidade geral”. – Kant

Fonte: www.heliorocha.com.br/graduacao/marketing/download/ERS/etica_como_doutrina_da_conduta_humana.doc

Um comentário:

  1. Oie, obrigada pela visitinha.
    Se precisar de ajuda é só falar, começo td é difícil, mas depois vc pega o jeito. Se quiser me add no msn, assim dá pra trocar idéias e posso te ajudar com o blog.O endereço esta no meu blog.
    Bjinhos e fica com Deus.

    ResponderExcluir